Camelôs Barueri (Cátia Ramos/Ponto de Vista)
Com a alta da inflação, que segundo dados divulgados em abril pelo IBGE, está muito acima do limite máximo da meta estabelecida pelo governo, que é de 4,5% ao ano, e a piora da crise econômica, muitas pessoas têm procurado formas de obter uma renda extra. Por isso, recorrem ao comércio informal para fechar as contas do mês. Uma delas é Walkíria Guedes, 30, produtora na emissora Rede TV. Ela vende doces a seus colegas de trabalho para ajudar no orçamento de casa.
Walkíria explica que antes de comercializar os produtos no ambiente de trabalho já os vendia para fora, aos fins de semana. Certo dia levou para que experimentassem na empresa as encomendas dispararam. "Não chego a ter apoio dos meus chefes, embora eles comprem e até mesmo elogiem meus produtos", afirma a produtora.
Uma das clientes de Walkiria é Yasmim Rodrigues Lobo, estudante e estagiária na área de comunicação. Ela explica que o motivo pelo qual apoia esse tipo de comércio é devido à correria do dia a dia. "Muitas vezes saio de casa correndo e não tenho tempo para comer, e como não existe nenhuma lanchonete por perto, compro de Walkíria pois é muito prático", explica.
Yasmim comenta que uma de suas maiores preocupações é não fugir muito do orçamento. "É preciso se controlar para não gastar quase todo o salário com os doces da Walkíria. Antigamente eu comprava todos os dias. Hoje tento me controlar comprando de uma a duas vezes por semana”, diz.
No vídeo, outro cliente de Walkíria:
Dados do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados em 2016, apontam que a inflação no Brasil teve uma queda em relação a fevereiro ficando em 0,9%. Essa é a menor inflação para o mês de março desde 2012, quando foi registrada a taxa de 0,21%. Apesar da queda, o índice da inflação ainda está muito acima do limite máximo da meta estabelecida pelo governo que é de 4,5% ao ano. Em 2015 a inflação foi de 10,67%.
Considerando esses dados , ao conseguir essa renda extra, é importante que as pessoas saibam como fazer para colocar as contas em dia e até mesmo como investir, caso sobre algum valor. Segundo o economista chefe da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), e professor da universidade de São Paulo, Roberto Luis Troster, nesses tempos difíceis, o principal é se antecipar ao que está por vir.
"Hoje o país atravessa uma combinação de três crises: política, econômica e social, e ninguém sabe como ou quando acabará. Daí a importância de se preparar para o pior, aumentando o caixa e reduzindo gastos", explica o especialista.
O economista finaliza as dicas dizendo que é primordial que os empreendedores se adaptem às necessidades dos clientes, e que devemos enxergar as oportunidades na crise. “Enquanto uns choram, outros venderão lenços. Sejamos então vendedores de lenços”, conclui Troster.
Embora a intenção de vender produtos no ambiente de trabalho seja boa, é importante lembrar que de acordo com o artigo 482 da lei trabalhista, o trabalhador que vender produtos dentro do ambiente de trabalho sem a autorização do empregador poderá ser demitido por justa causa. Desta forma, é importante se certificar de que a prática não causará mais prejuízos do que benefícios.
Por Cátia Ramos
Boa noite! Amei seu blog
ResponderExcluir