terça-feira, 3 de maio de 2016

Crise política complica eleições de Barueri

Prédio da Prefeitura de Barueri (Talita Cavalcante/Ponto de Vista)
Com o atual prefeito afastado, a cidade da Grande São Paulo se prepara para mais um ano de eleição

Com uma população de aproximadamente 240 mil pessoas e um dos mais importantes polos industriais, o Município de Barueri, localizado na Grande São Paulo, passa por uma crise política às vésperas das eleições 2016. O atual Prefeito, Gil Arantes do DEM, foi afastado do cargo em fevereiro, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por suspeita de desvio de verba e lavagem de dinheiro.

Gil Arantes se tornou réu em uma ação penal e está sendo acusado de 63 crimes, sendo 50 vezes por lavagem de dinheiro e 13 vezes por desvio de verba pública. Ainda corre no Supremo Tribunal Federal um processo que julga a cassação do mandato do político. Em março, após o afastamento do ofício, Arantes anunciou que deixará a política no final deste ano depois de 31 anos de vida pública. Segundo nota emitida em seu site oficial, alegou que sua saúde não permite que ele continue.

Décio Trujilo, editor do 'Jornal Notícias' e espectador há várias décadas do cenário político da cidade, afirma que Gil Arantes, acompanhando as pesquisas eleitorais, percebeu que sua popularidade vem se deteriorando e não tem mais como reverter. "Sua imagem foi prejudicada devido aos processos que está respondendo. Essa desistência deixa a corrida para as eleições para prefeito muito mais acirrada", explica.

Futuros candidatos


Dentre os possíveis candidatos estão o atual vice-prefeito, Jaques Munhoz do PTB, que assumiu interinamente a Prefeitura e o ex-prefeito da cidade, Rubens Furlan do PSDB. Ainda segundo Trujilo, alguns nomes estão sendo cogitados para a disputa, mas no atual cenário político, Furlan é quem tem mais vantagem, e está confirmado por uma pesquisa feita pelo Ibope no mês de março que dá a ele 55% dos votos, caso as eleições fossem hoje.

A equipe do Ponto de Vista entrevistou alguns eleitores da cidade para saber quem se destacaria e todos os entrevistados dão a Furlan a vitória.

A modelo Plus Size Aline Mattos, 30, afirma que qualquer candidato apoiado por Furlan ou até mesmo ele sendo candidato terão vantagens sobre essa candidatura. "O nome Furlan é muito forte na cidade de Barueri", afirma Aline.

Para a contadora Ana Marilaque, 33,  o atual prefeito errou em algumas atitudes tomadas, porém, ela acredita que Furlan venha com mais força ainda.

Uma terceira eleitora, Juliana Silva, 28, auxiliar financeira, acredita que o próprio ex-prefeito Rubens Furlan venha como candidato. "Hoje, com o afastamento do Gil da vida pública, eu acho que o único nome forte que temos é o do Furlan”, enfatiza Juliana.

Este cenário pode ser alterado nos próximos meses, até o início das campanhas eleitorais, o processo que está no Supremo Tribunal Federal relacionada a cassação do mandato do atual Prefeito Gil Arantes pode ser emitida e dependendo da decisão, pode mudar a opinião do eleitor. Agora é aguardar até outubro para conferir como se desenrolará o meio político de Barueri.

Por Talita Cavalcante

0 comentários:

Postar um comentário